Setores de Atuação

Peter Hansford, ao tomar posse em 2011 como presidente do Institution of Civil Engineers, disse que, com a estimativa de um alto crescimento populacional mundial, as comunidades necessitam de novas infraestruturas ou do melhoramento das atuais para suportar tal crescimento. Insumos, geração de energia, instalações hidrossanitárias, tratamento de resíduos, transportes e todos os outros itens primordiais para alavancar a nossa economia.

Em projetos de mineração, infraestrutura ou desenvolvimento urbano, a Geotecnia e a Hidrologia são os primeiros campos a intervirem, sendo muitas vezes os mais importantes e possuindo ampla e essencial atuações.

Os avanços tecnológicos abrem novos caminhos, possibilitando o uso de soluções inovadoras, seja para problemas tradicionais, ou problemas ligados ao aumento da urbanização das populações, mudanças ambientais ou pelas necessidades de abastecimento de água e de energia.

A seguir são apresentados os Setores de Mercado atendidos pela SAFF Engenharia.

Mineração

Atualmente o cenário da mineração está cada vez mais desafiador. Cavas de minas com profundidades de centenas de metros, volumes de estéril muito elevados em relação a uma disponibilidade crítica de áreas para a sua disposição, barragens de Rejeitos cada vez maiores, disposição de rejeitos com granulometria muito fina e exigências legais e socioambientais crescentes com normas mais exigentes são algumas das dificuldades encontradas…

Saneamento

O Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, aprovado em 2020, promete movimentar bastante o setor e trazer novos desafios de engenharia. Para permitir o acúmulo de água para captação, tratamento e distribuição, a maioria das empresas de Saneamento possuem Barragens de Água. Assim sendo, essas estruturas geralmente devem ser enquadradas na Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei Federal 12.334 / 2010) e atender a Resolução 236 / 2017 da Agência Nacional de Águas (ANA)…

Energia

Devido à importância do sistema hidrelétrico para a matriz energética nacional, o Brasil foi um dos países que mais construiu barragens nas últimas décadas para utilização nas Usinas Hidrelétricas (UHEs) e, especialmente, nas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Prevê-se ainda mais investimentos para esse setor nos próximos anos…

Infraestrutura

Pode ser definida como um conjunto de elementos estruturais que contribuem para o progresso e evolução de uma determinada região. Além das áreas de Saneamento e Energia já citadas anteriormente, ela também engloba as áreas de Transportes e Telecomunicações…

Agrícola

Com uma estimativa de crescimento populacional mundial superior a 2 bilhões de pessoas até 2050, para suprir a necessidade de alimentos da população, o crescimento do setor agrícola é inevitável. A agricultura irrigada é o setor que mais consome água no Brasil e no mundo. Porém, em muitas regiões do Brasil, na estação da seca não é possível recorrer a grandes quantidades de água. Como a temperatura e evaporação nessa época são intensas, é necessária a construção de barramentos que permitam o armazenamento de água fora da estação chuvosa…

Indústria

O Brasil possui um enorme Parque Industrial que abrange os mais diversos setores e utiliza tecnologia de ponta. Nossos principais tipos de indústrias são Açúcar e Álcool, Alimentícia, Metalúrgica, Papel e Celulose, Petroquímica, Vestuário, entre outros…