Saneamento

O Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, aprovado em 2020, promete movimentar bastante o setor e trazer novos desafios de engenharia. Para permitir o acúmulo de água para captação, tratamento e distribuição, a maioria das empresas de Saneamento possuem Barragens de Água. Assim sendo, essas estruturas geralmente devem ser enquadradas na Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei Federal 12.334 / 2010) e atender a Resolução 236 / 2017 da Agência Nacional de Águas (ANA).

Neste contexto, além da necessidade de estudos e projetos de novas Barragens de Água, existe uma forte demanda de consultoria em Segurança de Barragens, que passa por Inspeções de Segurança Regular, Planos de Segurança de Barragens, Estudos de Ruptura Hipotética, entre outros.

Já a Política Nacional de Resíduos Sólidos (qualquer matéria sólida produzida pelo homem ou pela natureza que chamamos de lixo) exige uma destinação ambientalmente adequada dos dejetos. Tal lei também incentiva o reaproveitamento dos resíduos sólidos, propondo prática de hábitos sustentáveis de consumo e reciclagens.

A Engenharia Geotécnica está intrinsecamente ligada no processo de investigação e estudos de avaliações de disposição final de resíduos sólidos decorrentes tanto de atividades domésticas quanto industriais e de serviços. Ela faz o estudo das condições, elementos e dinâmicas socioambientais, caracterizando os processos do meio físico e fazendo previsão de alterações a que estes processos estão sujeitos face a implementação de obras civis.

Como podemos te ajudar?