SAFF Engenharia dá as boas vindas a seu mais novo cliente: Gerdau

Fotografia de uma mina da Gerdau

A SAFF Engenharia assinou 2 contratos com a Gerdau para a elaboração de Planos de Ação de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM) e Inspeções de Segurança Regular (ISR) de estruturas localizadas na Mina de Várzea do Lopes, em Itabirito/MG e na Mina de Miguel Burnier, em Ouro Preto/MG.

A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações.

Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

O primeiro contrato assinado entre Gerdau e SAFF contempla a elaboração de Planos de Ação de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM) de estruturas localizada na Mina de Várzea do Lopes, em Itabirito/MG, e na Mina de Miguel Burnier, em Ouro Preto/MG, sendo elas:

  • Dique Norte da PDE 1;
  • Baias da UTM 2;
  • Barragem dos Alemães.

O PAEBM reúne os procedimentos de gerenciamento de riscos e as respostas às situações de emergência. Como não existe risco zero, é necessário gerenciá-lo por meio de ações orientadas e mantê-los em níveis socialmente aceitáveis.

Dentro deste contexto o PAEBM aplicado às barragens tem como função primeira salvaguardar a vida da população que está à jusante desta estrutura e o meio ambiente em que a mesma está inserida. Além disto, alertar quanto aos aspectos de funcionamento, durabilidade e eficiência da estrutura de armazenamento, na eventualidade de uma ruptura da barragem.

Os documentos serão elaborados conforme diretrizes da Portaria 70.389 e Resolução 32 da Agência Nacional de Mineração (ANM) e exigências prescritas no do Ofício 02/2019 da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC).

Já o segundo contrato contempla a realização de Auditorias de Segurança de Barragens. Serão auditadas 6 barragens de mineração, localizadas na Mina de Várzea do Lopes, em Itabirito/MG, e na Mina de Miguel Burnier (Ouro Preto/MG), sendo elas:

  • Bacia da PDE A Sul;
  • Bacia da PDE A Norte;
  • Bacia do Lavador de Rodas;
  • Sump 1 da PDE A Sul;
  • Dique Norte da PDE 1;
  • Baias da UTM 2.

Ao final dos trabalhos, serão entregues, para cada barragem:

  • Relatório de Inspeção de Segurança Regular de Barragem (RISR);
  • Declaração de Condição de Estabilidade (DCE).

O relatório contemplará a análise de toda a documentação de projeto e segurança existente, a análise da instrumentação e de estabilidade das barragens e as observações oriundas da visita de inspeção de campo, visando subsidiar a GERDAU com as recomendações e propostas de melhorias da segurança e correção das anomalias eventualmente detectadas.

Logo, os resultados apresentarão, além de observações e conclusões, sugestões para adequações de inconformidades identificadas, considerando as melhores práticas de Geotecnia, Hidrologia / Hidráulica e Segurança de Barragens.

As auditorias serão realizadas ao longo dos anos de 2021, 2022 e 2023, perfazendo um prazo contratual de 3 anos.

É motivo de muito orgulho para uma empresa jovem como a SAFF ter conquistado um cliente da magnitude da Gerdau. Isso mostra que estamos no caminho certo.

Banner de segurança de barragens que direciona o leitor ao site da Saff Engenharia

Compartilhe a publicação:

Como podemos te ajudar?