Bolas de plástico amenizam os efeitos da evaporação em reservatórios

Fotografia de bolas de PEAD e o logo da empresa SAFF Engenharia

Bolas de PEAD são responsáveis pela redução da evaporação em reservatórios

Mineradoras chilenas têm utilizado uma solução inovadora para amenizar os efeitos do calor extremo e da seca em reservatórios de água e rejeitos. Para evitar que os líquidos evaporem, é utilizado um sistema chamado Barrier Ball, fabricadas pela empresa Exma. Trata-se de um sistema de cobertura flutuante para espelhos d’água compostos por bolas plásticas cheias de… Água!

Juntas, as bolas de polietileno cobrem 91% da superfície em que são colocadas. Posteriormente, eles criam uma barreira que diminui a troca de calor e massa entre o líquido e o meio ambiente.

De acordo com o site do fabricante, as bolas podem reduzir a evaporação em 85%, bem como diminuir o odor, os compostos orgânicos voláteis e as emissões de vapores corrosivos de forma significativa.

A CODELCO (National Copper Corporation of Chile) afirma ter visto resultados positivos quando se trata de controle de algas, evaporação, emissão de odores, consumo de energia e até proteção da vida selvagem na Mina Ministro Hales. Assim, a empresa pediu à Exma para ajudá-los a otimizar o uso de água na Mina Rodomiro Tomic.

A Barrier Ball, que resiste a temperaturas de -40°C até 80°C, teria vida útil de 15 anos, além de apresentar outros benefícios.

A SAFF Engenharia possui uma equipe técnica altamente experiente na elaboração de Estudos Hidrológicos. Por isso, caso a sua empresa tenha demandas desse tipo, não deixe de nos consultar.

Compartilhe a publicação:

Como podemos te ajudar?