A SAFF Engenharia assinou contrato com a Petrobrás para a elaboração de Revisão Periódica de Segurança de Barragem (RPSB) da estrutura localizada na Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), localizada em São Mateus do Sul / PR.
A Petrobrás é uma empresa multinacional especializada na indústria de óleo, gás natural e energia. A empresa é uma sociedade anônima de capital aberto que atua de forma integrada estando presente nos segmentos de exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis.
A unidade de São Mateus do Sul é voltada ao refinamento de xisto. Está localizada em uma região que possui uma das maiores reservas mundiais de xisto ou folhelho pirobetuminoso. A unidade é referência mundial em pesquisa, exploração e processamento de xisto, tendo desenvolvido o processo denominado Petrosix para extração de querogênio do xisto.
Como principais produtos da SIX têm-se óleos combustíveis, GLP, gás combustível, nafta, enxofre, insumos utilizados nas indústrias de asfalto, cimenteira, agrícola e de cerâmica e para a formulação de fertilizantes foliares. A SIX possui capacidade instalada de 7.800 t/dia e funciona também como centro avançado de pesquisa na área de refino.
Dentro deste contexto insere-se a Barragem da Usina Protótipo do Irati (UPI), que dá suporte nas operações da SIX. Tal barragem foi construída com o objetivo de armazenar e manter molhado o xisto proveniente da SIX explotado da formação Irati.
A RPSB será elaborada conforme Portaria 06/2018 do Instituto das Águas do Paraná (IAP) e deverá conter, entre outros, os seguintes itens:
- O exame de todos os projetos executivos da barragem;
- O exame da documentação da barragem, em particular, dos relatórios de inspeção;
- O exame dos procedimentos de operação, manutenção, testes, instrumentação e monitoramento e inspeção adotados pelo empreendedor;
- A análise comparativa do desempenho da barragem em relação às revisões efetuadas anteriormente;
- A realização de novas análises de estabilidade;
- A análise da segurança hidráulica em função das condições atuais de enchimento do reservatório.
O conteúdo mínimo do relatório de RSPB deverá compreender:
- O resultado de inspeção detalhada do local da barragem e de suas estruturas associadas;
- A reavaliação da Categoria de Risco (CRI) e Dano Potencial Associado (DPA);
- A atualização das séries e estudos hidrológicos e confrontação desses estudos com a capacidade dos dispositivos de vertimento existentes;
- A reavaliação do Plano de Ações Emergência para Barragens (PAE).
É motivo de muito orgulho para uma empresa jovem como a SAFF ter conquistado um cliente da magnitude da Petrobrás. Isso mostra que estamos no caminho certo.