Energia

Devido à importância do sistema hidrelétrico para a matriz energética nacional, o Brasil foi um dos países que mais construiu barragens nas últimas décadas para utilização nas Usinas Hidrelétricas (UHEs) e, especialmente, nas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Prevê-se ainda mais investimentos para esse setor nos próximos anos.

Barragens de Terra e Enrocamento, destinadas a acumulação de água para a geração de energia elétrica, necessitam de procedimentos de inspeção, controle e monitoramento. Tais medidas visam a previsão de comportamento da obra durante a sua vida útil, além da verificação das premissas de projeto.

Assim sendo, essas estruturas geralmente devem ser enquadradas na Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei Federal 12.334 / 2010) e atender a Resolução 696 / 2017 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Desta forma, existe uma forte demanda de consultoria em Segurança de Barragens, que passa por Inspeções de Segurança Regular, Planos de Segurança de Barragens, Estudos de Ruptura Hipotética, entre outros.

Como podemos te ajudar?